ProUni 2017 – Como Funciona? Quem Pode Participar?

O programa Universidade para Todos – PROUNI – permite que estudantes carentes cursem faculdades com bolsas de estudos.

Criado em 2004, o PROUNI 2017 – Programa Universidade para Todos – permite que estudantes de baixa renda obtenham um diploma de nível superior, através da concessão de bolsas de estudos. O programa já beneficiou mais de um milhão de alunos.

prouni

Tudo Sobre o Funcionamento do ProUni 2017

O funcionamento é simples. Podem concorrer às bolsas do PROUNI os estudantes egressos do ensino público federal, estadual ou municipal, alunos de escolas particulares que estudaram na condição de bolsistas integrais da própria escola, portadores de deficiência e professores da rede pública do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura ou pedagogia.

Para concorrer às bolsas integrais, os candidatos devem comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Famílias com renda per capita de até três salários mínimos podem inscrever seus membros para bolsas parciais. Os professores da rede pública estão dispensados desta exigência.

Podem participar do PROUNI, que é realizado duas vezes por ano, candidatos que tenham prestado no ano anterior o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – e obtido no mínimo 450 pontos, na média das provas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, matemática e redação. Esta exigência também é dispensada para os professores da rede pública dos níveis básico e fundamental.

Como se Inscrever no ProUni 2017

As inscrições ProUni para o processo seletivo são gratuitas e feitas pela internet, na página www.siteprouni.mec.gov.br. Para fazer a inscrição, o aluno precisa informar número e senha do ENEM. Candidatos portadores de deficiência, indígenas, negros e pardos podem optar por disputar as vagas destinadas às ações afirmativas.

Durante o período de inscrições, o sistema apresenta uma nota de corte – abaixo da qual os alunos não podem ser selecionados – e os candidatos podem alterar suas preferências – é possível escolher até cinco carreiras acadêmicas, em ordem de preferência. A última retificação será considerada a inscrição válida.

Encerrado o prazo de inscrições, o sistema do PROUNI classifica o aluno de acordo com as suas opções de carreira universitária e as notas obtidas no ENEM. Uma vez aprovados na seleção, os alunos devem fazer a pré-matrícula (digital) e comparecer à instituição de ensino com documentos que comprovem as informações prestadas ao site: documentação pessoal, comprovantes de residência e de renda.

+ Confira: ProUni Inscrição, como se inscrever?

Uma vez que os dados estejam corretos, é emitido o Termo de Concessão de Bolsa. Vagas eventualmente não preenchidas são oferecidas em segunda chamada, de acordo com a classificação organizada pelo sistema.

Durante o curso, para manter a bolsa, o estudante precisa apresentar aproveitamento acadêmico mínimo de 75% nas disciplinas em que está matriculado. Nos casos de aproveitamento insuficiente, o coordenador do PROUNI na faculdade – um membro do corpo docente formalmente indicado para esta função – pode consultar os professores que reprovaram o aluno e autorizar uma única vez a continuidade da bolsa.


3 comentários em “ProUni 2017 – Como Funciona? Quem Pode Participar?

  1. Tenho 29 anos e gostaria de fazer faculdade ,mais n tenho condiçoes de pagar ,terminei meu 2°em 2006 oque tenho que fazer ..nunca participei do enem posso me escrever …

  2. EU tenho 16 anos e quero fazer a faculdade de psicologia.gostei muito deste site bom explica e ensina bem como faz e ajuda a entender o q necessitamos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *