ProUni Inscrição 2017 – Como se Inscrever?

O PROUNI 2017 concede bolsas de estudos universitários para estudantes carentes sem nível superior.

O Programa Universidade para Todos – PROUNI –, criado em 2004, é um dispositivo do governo federal que concede bolsas integrais e parciais (50%) em cursos de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica, mantidos por instituições particulares de ensino, para estudantes brasileiros que ainda não possuem um diploma de nível superior, isto é, pretende cursar sua primeira graduação.

prouni inscrição

ProUni 2017 Inscrições

O PROUNI, formalizado legalmente no ano seguinte ao de seu lançamento, confere por dez anos algumas isenções de impostos às faculdades que aderem ao programa: Imposto de Renda, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS).

O Ministério da Educação já realizou convênios com a Caixa Econômica Federal e com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para que os bolsistas possam cumprir estágios nestas instituições.

Desde a sua criação até o segundo semestre de 2012, o PROUNI beneficiou mais de um milhão de estudantes; deste total, 67% com bolsas integrais. Somados ao PROUNI, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, ampliaram significativamente a oferta de vagas em cursos de nível superior no Brasil.

inscrição prouni

ProUni Inscrição 2017 – Como é Feita a Inscrição?

Candidatos ao PROUNI 2017 também podem se inscrever no SiSU, o Sistema de Seleção Unificada,que classifica estudantes para as universidades e institutos de educação federais, além de diversas instituições públicas estaduais. No entanto, caso seja selecionado nos dois programas, terá que optar por apenas um deles: não poderá ser se matricular numa faculdade pública e ao mesmo tempo se beneficiar de uma bolsa numa faculdade particular.

Calendário

Inscrições: 26/01 a 29/01

O PROUNI inscrições 2017 atende também às ações afirmativas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e reserva cotas de vagas para negros, índios, pardos e portadores de deficiência. O candidato pode decidir se quer concorrer na seleção ampla ou às vagas destinadas à sua etnia ou condição de saúde.

enem prouni sisu

Algumas instituições de ensino estabelecem pré-requisitos específicos para a seleção de candidatos. Por exemplo, alguns cursos de Ciências Aeronáuticas exigem que seus alunos tenham licença como piloto particular e um número predeterminado de horas de voo. Por isto, os candidatos devem estar atentos tanto às solicitações do MEC, quanto da faculdade que pretendem cursar.

Por outro lado, o aluno carente que obtenha uma bolsa parcial através do PROUNI e não puder arcar com os 50% restantes para pagar as mensalidades, pode solicitar o FIES – Financiamento Estudantil, desde que cumpra os pré-requisitos necessários aos dois benefícios.

+ Site oficial: prouniportal.mec.gov.br

De acordo com o convênio com as instituições de ensino, as matrículas dos candidatos selecionados devem ser gratuitas, poder ser feitas em meio eletrônico e, caso o aluno não tenha acesso à internet, a faculdade deve preencher esta lacuna em seus próprios laboratórios de informática.


6 comentários em “ProUni Inscrição 2017 – Como se Inscrever?

  1. não consigo me inscrever no programa,venho tentando desde segunda feira;estou aflita,pois essa é a chance que tenho de frequentar uma faculdade ;ajudem me por favor;grata;

  2. eu sempre tive muita vontade de fazer faculdade mas nunca tive condiçoes agora estou cursando educação física mas sou asalariada passo muita nescessidade preciso muito de ajuda para terminar conto com o prouni grata.

  3. Comecei o processo de inscrição do PROUNI,mas não consigo passar da fase 3,quando chega na renda familiar o programa trava, não estou conseguindo concluir, o que faço!??

  4. Estou com problemas para me inscrever, estou tentando desde segunda-feira, mas quando coloco os municípios que pretendo concorrer e escolho o curso, não aparece a opção de escolher o curso. Não sei mais o que fazer!!!Alguém sabe me dizer alguma coisa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *