PROUNI Segunda Chamada – Resultado e Informações

Quem não é selecionado na primeira fase do PROUNI tem uma nova chance: a segunda chamada.

O programa Universidade para Todos – PROUNI – é um instrumento para concessão de bolsas de estudos integrais e parciais (50%) para estudantes carentes. O programa é realizado no início de cada semestre e seleciona alunos para instituições particulares de ensino superior em duas etapas. A segunda chamada geralmente é realizada no início do ano letivo, para o preenchimento de vagas remanescentes.

Resultado do PROUNI Segunda Chamada

prouni segunda chamada

Quem concorre ao PROUNI, é aprovado na primeira etapa em sua primeira opção (é possível escolher até cinco carreiras acadêmicas na inscrição, por ordem de interesse) e não faz sua matrícula é automaticamente excluído do sistema.

+ Confira: ProUni Inscrição 2013 – Como se Inscrever?

O programa classifica os candidatos de acordo com as notas obtidas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio no ano imediatamente anterior. As vagas não preenchidas são disponibilizadas, em segunda chamada, para os candidatos classificados na sequência dos convocados para a matrícula em primeira lista.

É preciso lembrar que só podem ocorrer às bolsas do PROUNI estudantes com renda familiar per capita de um salário mínimo e meio (bolsas integrais) ou três salários mínimos (bolsas de 50%). Quem não consegue comprovar esta condição, não obtém o Termo de Concessão de Bolsa (TCB) e perde a vaga conquistada.

No entanto, é preciso manifestar interesse por permanecer na lista de espera no site do PROUNI (www.prouniportal.mec.gov.br). De acordo com o cronograma estabelecido semestralmente pelo Ministério da Educação (MEC), é determinado um prazo para que os estudantes confirmem o interesse pela bolsa, depois da convocação da primeira chamada.

A cada edição do PROUNI, são definidas regras para a segunda chamada. Por exemplo, neste ano, mesmo os já matriculados em sua segunda opção de curso puderam continuar concorrendo à sua primeira opção na lista de espera, mesmo tendo obtido o TCB.

A lista de espera, ao contrário da primeira convocação, é específica para instituições, cursos e turnos. Ao confirmar seu interesse em permanecer na seleção, o candidato deve escolher um curso específico. As outras opções indicadas no momento da inscrição são desprezadas.

prouni segunda chamada

Mesmo assim, as probabilidades de seleção continuam altas, especialmente para candidatos que obtiveram bom desempenho no ENEM. Como a segunda chamada é realizada logo no início das aulas, muitos estudantes que conseguiram vagas em instituições públicas e outras faculdades de excelência espalhadas pelo país (algumas delas realizam até três chamadas para o preenchimento de vagas) cancelam a matrícula no curso obtido através do PROUNI.

No primeiro semestre de 2014, foram oferecidas pouco mais de 160 mil vagas, para pouco mais de um milhão de inscritos no PROUNI. As bolsas representam um forte aumento em relação ao segundo semestre de 2012, quando foram oferecidas cerca de 90 mil oportunidades para estudantes carentes.



Faça um Comentário