Resultado PROUNI 2017

O PROUNI seleciona semestralmente candidatos bolsistas para instituições de ensino privadas.

O Programa Universidade para Todos – PROUNI – é um sistema de seleção eletrônica administrado pelo Ministério da Educação (MEC) que beneficia estudantes de baixa renda com bolsas de estudos (renda de um salário mínimo e meio per capita para a concessão de bolsas integrais, três salários mínimos per capita para bolsas de 50%).

As seleções são feitas no início de cada semestre. Os candidatos precisam ser egressos da rede pública de ensino, bolsistas de escolas particulares, portadores de deficiência e professores estáveis ou concursados dos níveis básico e fundamental da rede pública (professores só podem concorrer a vagas em cursos de licenciatura ou pedagogia).

calendário prouni 2015

Resultado PROUNI 2017

Os resultados do PROUNI 2017 são divulgados no site do MEC (prouniportal.mec.gov.br), pelo telefone 0800-616161 e pelas instituições de ensino superior participantes do programa. Nem o PROUNI, nem as instituições enviam qualquer tipo de correspondência para os selecionados: se, por qualquer motivo, o estudante não fizer sua matrícula no prazo estipulado pela faculdade, o sistema automaticamente os candidatos classificados na sequência, em segunda chamada, desde que os estudantes confirmem seu interesse em permanecer na lista de espera.

Assim, é preciso estar atento ao cronograma estabelecido pelo MEC. Outro motivo é que, durante todo o período de inscrições, o sistema fornece diariamente as notas de corte para ingresso nos diversos cursos que participam do PROUNI: é possível migrar para uma carreira menos concorrida, de acordo com as notas obtidas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Para efeito de classificação, o PROUNI considera a média das notas obtidas neste exame.

Em alguns casos, a faculdade utiliza o PROUNI como primeira etapa de seleção, exigindo que os candidatos façam uma prova de qualificação antes de aceitaram a matrícula.

resultado prouni

Quem se candidata a uma vaga oferecida pelo PROUNI precisa providenciar toda a documentação com antecedência: os prazos de matrícula são curtos – no primeiro semestre de 2013, em que foram oferecidas 160 mil vagas, foram apenas dois dias úteis – e as instituições participantes do processo não podem, por questões contratuais, aceitar matrículas condicionais, com a entrega posterior dos documentos.

Os candidatos devem também acessar o site da faculdade, para verificar exigências específicas e ter em mãos os comprovantes de rendimentos da família. Sem comprovação de renda, o coordenador do PROUNI na instituição de ensino não pode autorizar a matrícula sem ônus ou com bolsa parcial.

Candidatos selecionados pelo PROUNI 2017 em bolsas parciais podem solicitar a integralização do pagamento das mensalidades através do FIES – Fundo de Financiamento Estudantil. Nestes casos, a gratuidade refere-se apenas ao aporte do PROUNI: o financiamento deve começar a ser pago 18 meses depois da conclusão do curso. Estudantes que queiram pleitear o FIES precisam ficam atentos também às exigências do financiamento e cumprir os prazos dos dois programas.


Um comentário em “Resultado PROUNI 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *